O movimento pop art, surgiu na década de 50 e 60 nos Estados
Unidos e na Inglaterra. O movimento estava diretamente ligado aos
acontecimentos da época, quando o consumo se fez presente na sociedade. A pop
art se opunha ao expressionismo abstrato que dominava o cenário artístico desde
o final da Segunda Guerra Mundial.
Surgiu com o Grupo Independente
na Inglaterra. Este grupo discutia as barreiras entre as artes visuais e a
cultura de massa. O termo "pop art" foi criado e usado pela primeira
vez por um crítico de arte, Lawrence Alloway.
Alguns artistas do movimento,
se inspiraram em obras dadaístas, mas acima de tudo, criticavam a cultura
produzida em massa, o consumismo e a publicidade excessiva. Os principais
artistas do movimento foram: Andy Warhol, Roy Linchtenstein, Jasper Johns,
Richard Hamilton, entre outros.
Na visão de Richard Hamilton, a
arte que estava surgindo era caracterizada por ser "popular, transitória,
descartável, barata, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, glamourosa e
muito lucrativa". Vale lembrar que o mesmo produziu uma das primeiras
colagens da Pop Art, a chamada “O que torna as casas de hoje, tão
diferentes, tão atraentes?” em 1956.
"O que torna as casas de hoje tão diferentes, tão atraentes?" de Richard Hamilton, 1956 |
Ao que parece, a obra contém todos os elementos da cultura de
massa e o artista se baseou na história de Adão e Eva e seu Jardim do Éden é um
verdadeiro paraíso do consumo.
Porém, 9 anos antes, Eduardo Paolozzi, plantou a semente da Pop
Art ao criar um de seus mais famosos trabalhos “Eu era o brinquedo de um ricaço”,
uma colagem com recortes de revistas onde a palavra “Pop” aparece na fumaça de
uma arma.
Os artistas faziam o uso da ironia para expressarem
suas críticas. Por meio de colagens, quadrinhos, ilustrações, serigrafias e
outros, mostravam sua contemplação pela juventude e o momento em que estavam
vivendo. Temas do cotidiano, artigos de consumo, e figuras famosas, eram os assuntos mais abordados por esses artistas e principalmente por Andy Warhol.
A perseguição de ícones por Andy Warhol, como a criação de “Marilyns” e “Triple Elvis”, que fazia o uso da tautologia (repetição de imagens) demonstrava como Marilyn Monroe, por exemplo, se tornou um “produto” da sociedade.
A perseguição de ícones por Andy Warhol, como a criação de “Marilyns” e “Triple Elvis”, que fazia o uso da tautologia (repetição de imagens) demonstrava como Marilyn Monroe, por exemplo, se tornou um “produto” da sociedade.
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